BLOG


Rota K » Dicas e Conteúdos sobre Motos

Carro ou moto? 5 dicas para te ajudar a tomar essa decisão




Liberdade para ir e vir sem precisar depender de ninguém. Esta é uma das principais motivações que levam as pessoas à decisão de adquirir seu primeiro veículo. Afinal, quer coisa melhor do que ter um carro ou moto para chamar de seu?

Entretanto, sabemos que, apesar de ser um momento muito importante e especial, a decisão entre um companheiro de quatro ou duas rodas pode gerar muitas dúvidas e angústias. Ninguém quer investir todo o dinheiro que juntou com muito trabalho em uma opção errada, não é mesmo?

Por isso, a Rota K produziu este conteúdo completo para você que ainda não sabe se vai apostar em um carro ou moto. Dessa forma, sua escolha final será muito mais certa. Boa leitura!

1- É melhor comprar novo ou usado?

Esta é a primeira dúvida que normalmente aparece quando se pensa em comprar o primeiro veículo. A resposta: depende! Se você está mais inclinado para comprar um carro, os modelos usados podem compensar, uma vez que um automóvel novo perde muito valor ao sair da concessionária. Contudo, neste caso, é muito importante que você saiba a procedência: quem é o dono, se as revisões estão em dia, se o carro já sofreu batidas etc.

Já para motocicletas, a história é um pouco diferente. Isso porque, nos modelos usados, é mais fácil disfarçar danos e outros problemas ocorridos. Por isso, a não ser que você conheça muito bem o dono anterior e tenha um olho mais clínico para identificar irregularidades, a moto 0km pode valer muito mais a pena; além de vários benefícios, o preço de uma motocicleta novinha em folha pode sair na mesma base de um automóvel já usado.

Assim, seja carro ou moto, é interessante fazer este balanço antes de optar por veículos novos ou usados.

Quer mais informações sobre os principais pontos que devem ser levados em consideração para tomar essa decisão? Então, acesse este link .

2- Leve em conta seu estilo de vida

Avaliar sua rotina, hábitos e hobbies é essencial, pois seu novo veículo precisa estar de acordo com as suas necessidades cotidianas. Alguns fatores que influenciam na decisão:

Motos:

  • Você estuda ou trabalha e enfrenta um trânsito muito grande durante o trajeto: a moto traz muito mais agilidade e praticidade;
  • A maioria dos seus passeios são a dois: assim, não existe a necessidade de investir em um veículo com mais espaço;
  • Você é fã daquela sensação de vento no rosto, aventura e liberdade: privilégios que só as motocicletas podem proporcionar.

Carros:

  • Você realiza muitas viagens com a família em trajetos longos: os veículos dão mais segurança nestes casos;
  • Você não se importa em enfrentar trânsitos;
  • Você carrega muitos itens com você no dia a dia que não caberiam em uma moto.

3- Fique de olho nos gastos do carro ou moto

Falar neste assunto é sempre um pesadelo, mas é inevitável. Independente da sua escolha, você terá que desembolsar uma certa quantidade para manter seu novo veículo.  Lembrando que as taxas obrigatórias são DPVAT, IPVA e Licenciamento, além das revisões. Na comparação geral, algumas taxas de manutenção do carro são mais baratas do que da moto, contudo, o custo geral de um automóvel sai muito mais alto que o de uma motocicleta. Tudo isso deve ser pesado na hora de planejar seus futuros gastos.

Outra orientação importante neste tópico é procurar concessionárias que te ofereçam vantagens nos custos variáveis e benefícios nas revisões, como serviço de leva e traz.

4- Avalie o consumo de combustível

No momento de considerar este custo em específico, siga o seguinte passo a passo:

  1. Faça uma previsão de qual será a distância percorrida com o carro ou moto por semana ou por mês;
  2. Faça as contas para descobrir quando pagará com combustível em cada modelo;
  3. Dependendo da região do país onde você mora, considere abastecer com álcool.

Apesar das variáveis, neste quesito, os veículos de duas rodas ganham dos de quatro rodas, pois até mesmo motos de média e alta cilindradas acabam consumindo menos do que os automóveis.

5 – Considere o terreno que você vai usar seu carro ou moto

Cidade, estrada ou off-road? Os locais por onde você pretende passar com seu automóvel ou motocicleta influenciam não apenas a escolha entre um ou outro, mas também a decisão sobre o melhor modelo.

Conforme dito anteriormente neste artigo, as motos são grandes aliadas da praticidade ao dirigir nos trânsitos da cidade, enquanto os carros oferecem mais segurança em viagens de longa distância.

Quer ter todas essas informações sempre disponíveis para consultas rápidas, e ainda receber uma dica extra sobre a escolha entre carro ou moto? Então, baixe nosso e-book gratuito agora mesmo.

Se você chegou até aqui e decidiu que a moto é a escolha certa para você, podemos te ajudar com um material muito importante e útil! Baixe aqui:


 



VOLTAR






MAPA DO SITE

UNIDADES

Campinas
Av. Orozimbo Maia, 767 - Vila Itapura
CNPJ: 11.046.590/0001-00
(19) 2514.8400


Jundiaí
Av. Jundiaí, 531 - Anhangabaú
CNPJ: 05.639.325/0001-32
(11) 4522.1500

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram
Selo